quarta-feira, 26 de maio de 2010

POR QUÊ o computador na educação?

Podemos concluir que é um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferencia de conhecimento,mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, com um produto de seu proprio engajamento intelectual ou do aluno como um todo.O que esta sendo proposto não é uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo.O objetivo do computador na educação não dever ser o modismo ou estar atualizado com relação as inovações tecnologicas,mas sim para vir de encontro com o sucesso escolar do nosso aluno e seu professor.

Pedro Demo desafios da linguagem no século XXI.

A escola ainda não despertou para a alfabetização virtual enquanto nossos alunos estão mais interessados no que a internet trás pra eles do que o que nos queremos ensinar a eles,pois eles querem novidades a todo momento onde nos queremos so os ensinar a ler escreve fazer calculos etc...não devemos abraçar isto de qualquer jeito é preciso ter discernimento em saber o que é bom ou ruim para a escola e para nossos alunos e sabermos o que estamos passando para o nosso aluno, se inovarmos trazermos o conteudo que queremos passar, inovando com som ,videos, imagens com animação nosso aluno vai achar nossas aulas interessantes, na verdade nossos alunos querem uma escola atual dinamica com inovações constantes ,mas para que isso aconteça nosso professor precisam dispor de recursos como computadores ,espaço ,tempo para preparar suas aulas criar videos e outros recursos para prender a atenção do aluno,todas essas mudanças so entram bem na escola se o professor as aceitar e se propuzer a faze-las no seu ambiente escolar,pois ele é a figura fundamental da escola.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Entrevista com Lucas Ciavatta

Este trabalho com certeza nos inspira para trabalhar na escola, pois as vezes lembramos de pequenos detalhes de nossa graduação que juntando com a pratica do cotidiano conseguimos brilhantes trabalhos,pois quem aprende se apropria não apenas de conhecimento mas tambem do processo pelo qual adquiriu o conhecimento e cada um segue um trageto diferente para compor a riqueza do que se tem no final de um trabalho seja ele individual ou em grupo de educadores ou alunos .O uso das tecnologias viabiliza muitos dos trabalhos na escola tornando os mais ricos e prazeros basta sebermos usa-los e superar nossas limitaçoes e estar em busca constante de novidades, sabermos como usar as tecnologias em beneficio da educação e do conhecimento,claro que nem todos vão ter a mesma facilidade e pratica mas com o manuseio e o contato e a troca de dialogo, trabalhos em grupo cada um vai adquirindo conhecimento a seu modo não todos ao mesmo tempo e ao mesmo nivel basta daarmos tempo ao nosso aluno ai ele vai aprender.