quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROJETO COPA DO MUNDO

PROJETO COPA DO MUNDO -2010
*Público-alvo: 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental
*Duração: *1 mês letivo*

Apresentação: Projeto que trabalha também o tema transversal PluralidadeCultural e permite aos alunos a descoberta e o conhecimento de diferentesculturas, por meio de pesquisas e troca de informações entre escolas dediversas regiões do Brasil e do Mundo.

*Justificativa: Aproveitar esse acontecimento, para enriquecer e dar maissentido às aulas, conhecer e saber um pouco mais sobre o país onde serão assedes, trabalhando também o tema transversal Pluralidade Cultural, MeioAmbiente, Saúde, Trabalho e Consumo, e permitir aos alunos descoberta e oconhecimento de diferentes culturas, por meio de troca de informações entreescolas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

*Objetivos: Proporcionar um trabalho interdisciplinar, eventos dessetipo são excelentes temas motivadores para desenvolver os conhecimentos e ascompetências curriculares, o futebol assumiu um enorme espaço na nossacultura. Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade.


*Artes** **Explosão de criatividade*Fantasias, bandeirinhas, faixas, cartazes. O Brasil vive um momento degrande criatividade popular. Cabe ao professor estimular a turma a produzire interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.*Sugestões de atividades: *- Análise dos mascotes das Copas, que retratam os países-sedes. Criaçãode um para representar o Brasil.- Estudo dos brasões e símbolos das seleções, com origem, influênciasestéticas, cores e formas utilizadas.- Pesquisa de obras artísticas sobre o futebol ( Cândido Portinari, umdos nossos maiores pintores, retratou um grupo de meninos disputando peladaem sua cidade natal "Futebol em Brodósqui").- Interpretação de letras de músicas e gritos de guerra cantados pelastorcidas.- Observação da arquitetura dos estádios, relacionando o estilo com olugar que foram construídos.



Ciências Naturais** **Experiências de Campo*Já é tradição a Copa revelar novidades tecnológicas: Estádios ultramodernos,uniformes com fibra especial, dieta para aumentar o rendimento dos atletas, avanços em telecomunicações.Ótimas dicas para as aulas de



Ciências.*Sugestões de atividades:*· Demonstração de como as informações de imagem e som viajam de umponto a outro do planeta.( Leve uma corda para a classe e provoque uma ondulação de uma ponta à outrado fio.Mostre que não há nada sendo transportado por ela, só energia. O mesmo valepara o rádio e atelevisão. Ondas invisíveis de som e imagem utilizam o espaço para sepropagar, viajando em altíssima velocidade).· Pesquisa sobre os efeitos do doping e comparação com aditivos esuprimentos alimentaresusados em academias.· Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante as partidas.O que é adrenalina?Quando ela é liberada? Quais os seus efeitos? Quais os nutrientesnecessários para um bom preparo físico?



*Educação Física** **Batendo um bolão*A Educação Física faz ligação direta com o torneio. O professor podeenriquecer a vivência do aluno explicando regras, técnicas e jogadas paraele apreciar melhor as partidas pela TV e aprimorar as disputas na escola.*Sugestões de atividades:*- Discussão sobre o regulamento atual do esporte, para propor novasregras para um torneio interclasses.- Organização de partidas que misturem meninos e meninas. Vale futebol,vôlei, handebol, basquete...- Visita a um clube para conhecer a rotina dos jogadores.- Análise atenta dos jogos da Copa, identificando jogadas, táticas emovimentações.- Discussão sobre as causas da violência nos estádios- e sugestões decomo solucionar esse grave problema social.



*Geografia** **O mundo num estádio*Muito antes de se começar a falar em globalização, o esporte ignoravafronteiras. Os conhecimentos geográficos facilitam a interpretação dessasdiferentes realidades que, a partir de maio, entrarão em campo.*Sugestões de atividades:*- Pesquisa sobre aspectos físicos, sociais, econômicos e humanos daÁfrica do Sul, para posterior comparação com os mesmos indicadosbrasileiros.- Levantamento dos espaços - públicos e privados - usados para a práticado futebol na vizinhança da escola.- Confecção de um mapa com todos os países participantes da Copa, comdestaque para o fuso horário de cada um. (o conceito de fuso horário).- A Copa também da sentido ao mapa-múndi e a muitos nomes, fatos econhecimentos geográficos e históricos. (quem já tinha ouvido falar naRepública dos Camarões antes de os "leões africanos" aparecem no cenáriofutebolístico, no Mundial de 1990); coloca no mesmo campo inimigos políticos(em 1998, os jogadores de Irã e Estados Unidos trocaram flores no gramado).- Aproveitar a ocasião para explicar a dinâmica do sistema capitalista (a quantidade de marcas de patrocínio estampadas nos estádios e nas roupasdos jogadores nos ajuda a ver que não é só o futebol que está em jogo, mas ocomércio de produtos, os atletas estão inseridos num sistema econômico quevê tudo como mercadorias).



*História** *Lances do passadoNo Brasil, o futebol é mais que um esporte. É uma manifestação cultural -com uma história. Investigar suas raízes e transformações é uma forma deampliar o olhar sobre ele e imprimir-lhe outros significados.Sugestões de atividades:- Pesquisa sobre o processo que transformou esse esporte em "paixãonacional"- Identificação das características tipicamente brasileiras que estãosintetizadas no comportamento dos jogadores da nossa seleção- Interpretação de charges que falem sobre a relação entre política efutebol- Discussão sobre o patriotismo que surge na época da Copa, questionandopó que ele não se mantém vivo em outros momentos.*Língua Estrangeira** *Estádio de BabelCampeonatos mundiais colocam em contato gente das mais diversasnacionalidades. O conhecimento de outros idiomas possibilita comunicação comessas pessoas e acesso aos universos culturais dos quais eles fazem parte.Sugestões de atividades:- Troca de e-mails com estudantes de outros países- Análise das expressões, imagens e gritos de guerra usados portorcedores das diferentes seleções- Busca em jornais e sites estrangeiros de notícias que falem sobre odesempenho do Brasil no maior torneio de futebol do planeta- Pesquisa sobre as origens do futebol na Inglaterra, pátria mãe dalíngua inglesa- Criação de um site bilíngüe falando sobre o futebol brasileiro.



*Língua Portuguesa** *Papo mais coerentePoucos assuntos provocam tantas discussões acaloradas como o futebol. Odomínio da língua portuguesa ajuda a construir argumentos coerente e aexpressar as idéias com mais clareza e confiança.Sugestões de atividades:- Pesquisa de expressões futebolísticas que foram incorporadas aovocabulário corrente: qual o significado original de cada uma dessasexpressões e o uso que ela ganhou no idioma fora do contexto esportivo- Comparação da linguagem usada pelos locutores de rádio e televisão como texto escrito nos jornais e nas revistas para descrever os jogos- Exercícios para desenvolver a argumentação, habilidade fundamental emqualquer conversa*Matemática** *Jogo bem calculadoSão muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas,impedimentos... A Matemática oferece as ferramentas necessárias para a turmainterpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeções.Sugestões de atividades:- Construção de gráficos para avaliar a evolução dos times- Identificação de formas geométricas no campo- Utilização de conhecimentos de geometria para entender as regras e asjogadas ensaiadas - que podem ser reproduzidas numa maquete- Confecção de uma tabela com pontos ganhos, ranking de artilheiros,saldo de gols e outros dados significativos sobre o torneio- Análise das informações de tabela da Copa do Mundo para solucionarproblemas e fazer projeções estatísticas- Criar problemas.

*Iguais e Diferentes - Preconceitos e discriminação** *5ª a 8ª série- Pode-se pedir que os alunos definam racismo, preconceito ediscriminação e criem situações dramatizando esses conceitos para oscolegas.- Peça aos seus alunos que tragam fotos de seus ídolos.Monte um mural comessas imagens. Verifique se há negros,orientais e representantes de diversasetnias. Avalie com a turma a porcentagem de ídolos brancos, negros eorientais. Quem tem mais destaque na TV?

Nenhum comentário:

Postar um comentário